+55 (17) 3215-9455 - (17) 99608-8373

Fort Luz - Materiais elétricos e iluminação em São José do Rio Preto e região

DETALHES DA NOTÍCIA

4 Dicas para Economizar Energia nas Empresas

27/04/2017

4 Dicas para Economizar Energia nas Empresas

O custo da energia elétrica no Brasil tem subido constantemente nos últimos tempos. Os problemas com a falta de chuva nas regiões de reservatórios das usinas hidrelétricas, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, e os problemas econômicos do país terão uma projeção de aumento de mais de 9% anual no custo da energia até 2020 segundo a Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia (Abesco). 

Analisando esse momento, economia de energia acaba se tornando pauta entre as empresas, principalmente as menos, que estão sempre em busca de cortar os custos desnecessários.

Algumas práticas indicadas por especialistas são práticas e não envolvem maiores gastos, nem sequer demandam muito tempo para apresentar resultados. A JMC fez uma pesquisa com algumas dessas práticas para ajudar a economizar energia na sua empresa. 

1 – Adaptação de horários

Pouca gente sabe, mas existem horários de pico para o consumo de energia elétrica em que o custo de consumo é mais alto, em decorrência da maior demanda de uso nesses horários, em que normalmente as pessoas estão chegando em casa e utilizando o chuveiro e outros dispositivos de alto consumo.

Com isso, o custo de energia se torna mais elevado em um período entre as 17h as 22h (cada região tem um horário estipulado do aumento), conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e mais barata no restante do dia.  

Por isso, as empresas devem tentar remanejar ou adaptar o máximo possível seus horários para dentro do horário comercial, com expedientes que se encerrem as 18h, minimizando qualquer gasto energético após esse horário.   

2 – Utilizando a luz solar

Evitar o gasto com a energia artificial pode ser simplificado utilizando a luz natural com mais engenhosidade. Abrir janelas, cortinas ou persianas durante o dia, remover  divisórias e até salas desnecessárias pode facilitar muito a economia de energia na sua empresa.

3 – Reduzindo os gastos com energia artificial

Sabemos que tem locais ou ocasiões em que é impossível evitar a necessidade de ligar uma lâmpada. Entretanto, algumas das dicas que se referem a luz solar também podem ser utilizadas para reduzir os gastos com luzes artificiais. Aproximar as pessoas e evitar o uso de falar e divisórias desnecessárias é um deles, reduzindo o numero de lâmpadas que devem ser acessar para iluminar vários ambientes e até com ar condicionados. 

Além disso, trocar lâmpadas antigas para lâmpadas mais modernas, como as lâmpadas de LED podem representar uma economia de até 85%. Mesmo que as lâmpadas de LED ainda sejam mais caras, a redução no custo energético apresenta um retorno de investimento muito rápido. 

4 – Manutenção de Equipamentos

Muitas empresas, principalmente de indústrias, tendem a manter um maquinário ou computadores antigos trabalhando por muito tempo. Além de muitas vezes diminuir a eficiência de trabalho, esses equipamentos antigos tendem a registrar um consumo de energia muito maior que os equipamentos modernos.

É importante ter uma rotina de controle de maquinas e computadores de tempos em tempos, para fazer um levantamento do que vale a pena trocar com relação aos custos de energia e produtividade.